quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Síntese do tópico 2

Tópico 2 – Histórico e características do uso da internet no ensino

Muitos dos sites apresentados ao longo deste segundo tópico são muito interessantes e potenciam atividades de aprendizagem e de consolidação de conteúdos curriculares.
Outros nem tanto, na minha opinião.

Para a minha atividade profissional uso, regularmente, a informação disponível na internet. Contudo, considero que tenho os cuidados necessários no uso dessa informação (importância da fonte, veracidade de informação e relevância da informação).  
As fontes de informação de cada site são muito importantes, porque há muitos sites educativos neste imenso mundo virtual e nem todos contam com informação fidedigna e relevante.
A avaliação de sites é deveras importante por parte do adulto que utiliza e partilha e devia ser trabalhada com os alunos para que estes não se socorram de toda e qualquer informação apresentada em pesquisas na “Dr. Google”.

Porém, existe outra questão muito importante.
Todos os sites educativos, considerados como bons, terão que obter pontuações acima dos 90 pontos para servirem à educação?
Na minha opinião, não!
Existe um site ao qual recorro com frequência que se intitula "Histórias em Português (disponível em https://contadoresdestorias.wordpress.com/). No entanto, se este site fosse avaliado segundo a grelha de avaliação de sites, o mesmo obteria uma nota muito baixa. Contudo, para o meu objetivo, que é encontrar histórias que abordem determinados temas e assuntos, este site é excelente. Até se encontra indexado de acordo com temas/assuntos (https://contadoresdestorias.wordpress.com/historias-2/), o que facilita bastante a pesquisa e revela sempre a fonte das histórias.
Há que ser crítico e selecionar a informação relevante de cada recurso disponível.   


Bom uso da informação!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário