sábado, 14 de novembro de 2015

Síntese do tópico 1

A sociedade da informação depara-se com um número significativo de informação à disposição no mundo virtual. Contudo, nem toda a informação é importante e é preciso que a escola "eduque" para a literacia da informação.  
Os trabalhos de pesquisa, feitos pelos alunos, aumentaram! No entanto, é preciso ensinar a pesquisar para que a informação se traduza em conhecimento e aprendizagem. A seleção, a pesquisa e a informação devem ser trabalhadas em diversos contextos escolares. Nesse âmbito, as bibliotecas escolares têm um papel importante de apoio e orientação. 
O recurso e utilização das tecnologias da informação e comunicação motivam os alunos e geram momentos de aprendizagem na sala de aula. Assim sendo, os professores devem manter-se atualizados e utilizar ferramentas digitais nos processos de ensino e aprendizagem. 
Os nossos alunos são nativos digitais e não pudemos descurar essa especificidade. 
A utilização de dispositivos móveis em salas de aula é crucial para aproximar os currículos dos interesses dos alunos. A questão é que, tal como o sal na comida, também o uso de dispositivos móveis deve ser moderado. 

Muita informação digital deve ser utilizada com conta, peso e medida!

Sem comentários:

Enviar um comentário