terça-feira, 10 de novembro de 2015

Boas práticas!

Os alunos recorrem constantemente à informação virtual para pesquisar sobre um determinado tema ou assunto que serão potenciadores de conhecimento. No entanto, sinto que os alunos se perdem na pesquisa e seleção de informação, porque não foram ensinados.
Ainda hoje falava com uma colega que pediu aos alunos um trabalho de pesquisa sobre as tecnologias. Depois de realizados os trabalhos, sem orientação, a avaliação desses mesmos trabalhos seria negativa, porque a seleção de informação não foi criteriosa. O copy/paste foi uma constante em todos os trabalhos dos alunos.
A colega contava-me que depois de se ter deparado com este cenário, decidiu “perder” uma hora e meia de aula para que os alunos voltassem a realizar esses trabalhos. Desta vez, os trabalhos foram realizados com a vigilância e apoio da professora.
No final da aula, sentiu que ganhou muito tempo, porque os alunos ficaram a perceber o que se pretende quando navegam no mundo da informação.

Bons exemplos e boas práticas a seguir!

Sem comentários:

Enviar um comentário