Os alunos recorrem
constantemente à informação virtual para pesquisar sobre um determinado tema ou
assunto que serão potenciadores de conhecimento. No entanto, sinto que os
alunos se perdem na pesquisa e seleção de informação, porque não foram
ensinados.
Ainda hoje falava
com uma colega que pediu aos alunos um trabalho de pesquisa sobre as
tecnologias. Depois de realizados os trabalhos, sem orientação, a avaliação
desses mesmos trabalhos seria negativa, porque a seleção de informação não foi
criteriosa. O copy/paste foi uma constante em todos os trabalhos dos alunos.
A colega contava-me
que depois de se ter deparado com este cenário, decidiu “perder” uma hora e
meia de aula para que os alunos voltassem a realizar esses trabalhos. Desta
vez, os trabalhos foram realizados com a vigilância e apoio da professora.
No final da aula,
sentiu que ganhou muito tempo, porque os alunos ficaram a perceber o que se
pretende quando navegam no mundo da informação.
Bons exemplos e
boas práticas a seguir!
Sem comentários:
Enviar um comentário